ISSN: 2317-2002
Edição Completa:
É com grande satisfação e, ao mesmo tempo, conscientes dos desafios que enfrentamos, que apresentamos o número 14 da Gnarus. Nestas páginas, buscamos não apenas disseminar informações, mas também desafiar perspectivas, incitar reflexões e contribuir para a construção de um entendimento mais profundo de nossa trajetória como sociedade.
O Brasil, terra fértil de culturas entrelaçadas, mas marcada por desigualdades históricas, enfrenta inúmeras dificuldades na produção acadêmica. Entre obstáculos financeiros, burocráticos e a constante necessidade de superar estigmas que muitas vezes cercam a intelectualidade, nossos pesquisadores persistem e resistem. A Gnarus mais uma vez, é um espaço que se propõe a ser um aliado nessa jornada desafiadora, valorizando o esforço de cada mente inquisitiva que se dedica a compreender e interpretar nossa rica e complexa história.
Neste número, mergulhamos em temas cruciais, refletindo sobre a escravidão que ainda ecoa em nossas estruturas sociais, a relação intrínseca entre morte e vida, as complexidades do capitalismo que moldam nossa realidade, e as cicatrizes deixadas por guerras que moldaram fronteiras e identidades. Em meio a essas discussões, abordamos também a atemporalidade do pensamento maquiavélico, a relação histórica entre França e Brasil, e os desafios contemporâneos do negacionismo.
Além disso, exploramos conceitos fundamentais como alteridade, destacando a importância de compreender o outro. A sétima arte, representada pelo cinema, e a poderosa linguagem da fotografia, novamente encontram seu espaço em nossas páginas, mostrando como diferentes formas de expressão artística contribuem para a construção da memória coletiva.
Não nos esquivamos das complexidades atuais, explorando as implicações da legislação educacional e os desafios enfrentados no ensino de história. A literatura, como testemunha viva de nossa evolução, também ganha destaque, evidenciando como as narrativas moldam nossa compreensão do passado e influenciam nossas visões de mundo.
Nossa gratidão vai a todos os colaboradores que, com esmero e paixão pelo conhecimento, dedicaram tempo e energia para enriquecer esta edição. São vocês, pesquisadores incansáveis, que fazem da Gnarus uma possibilidade de caminhos da história e da educação em solo brasileiro.
Enfrentamos desafios, mas é na luta diária pela produção acadêmica que encontramos a força para transformar obstáculos em oportunidades. Que este número da Gnarus inspire novas reflexões, incite debates construtivos e fortaleça o compromisso com o conhecimento, essencial para moldar o futuro de uma nação que, mais do que nunca, necessita compreender seu passado para construir um futuro mais justo e equitativo.
Boa leitura e vamos para 2024.
Fernando Gralha
ANO XI - Nº 14 - dezembro/2023
Apresentação (Fernando Gralha)
ARTIGOS:
“O PRÍNCIPE” DE MAQUIAVEL NO CONTEXTO DA MODERNIDADE.
(Adílio Jorge Marques e Maria Eduarda Dias de Oliveira Marques)
O LACERDISMO COMO FENÔMENO POLÍTICO
(Gabriel Cheleiro Justino)
A FESTA BRASILEIRA: OS CONTORNOS DA FRANÇA NO BRASIL
(Felipe Sanches Santos Barbosa)
O NEGACIONISMO ENQUANTO FERRAMENTA DE ATAQUE À DEMOCRACIA E A EDUCAÇÃO
(Adílio Jorge Marques e Pablo Silva Machado Bispo dos Santos)
HUMANIDADE E ANIMALIDADE: QUEM VÊ A DOR DO OUTRO?
(Filipe de Lima Albrecht)
MODERNIDADES: POR UMA ADIÇÃO DA INTELECTUALIDADE NEGRA PARA PROBLEMATIZAÇÃO DOS SABERES
(Erivelton Ziddane da Silva)
RITUAIS DO CORPO E DA MORTE: NARRATIVAS NO BRASIL ENTRE OS SÉCULOS XVIII E XIX
(Ronaldo Raemy Rangel e Fabiana Pereira Pinheiro)
O DIA D EM NÚMEROS
(João Marcos Passos dos Santos)
O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ABORDAGEM INTERATIVA E ENGAJADORA
(Renato E. de L. Oliveira)
O ENSINO DESFAVORECIDO E ALIENANTE COMO ENGRENAGEM DE PRODUÇÃO PARA A MÁQUINA DE DESUMANIZAÇÃO
(Letícia Haller da Silva)
COLUNA: NO ESCURO DO CINEMA
ROSENSTONE VAI AO QUILOMBO: o filme histórico inovador no Brasil
(Rafael Garcia Madalen Eiras)
COLUNA: FOTOGRAFIAS DA HISTÓRIA
A FOTOGRAFIA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: Documentação Visual e Impacto Histórico
(Fernando Gralha)
COLUNA: EDUCAÇÃO
REFRAÇÃO POLÍTICA, POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL DOS ANOS DE 1990-2000: UM INTENSO DEBATE
(Pablo Silva Machado Bispo dos Santos)
INTERDISCIPLINAR
A VOZ DO SILÊNCIO EM MEMÓRIA DE ELEFANTE DE LOBO ANTUNES
(Fernanda Luis Nunes de Mattos)